image002
Foto de esq. para dir.: eu (Paul Watson) de MadeiraCharters.com, Luke Kilgour e pai Neil Kilgou

LUKE KILGOUR com 14 anos resolve largar Espadim Azul, potencialmente o recorde mundial para juniores, com peso estimado de 1,100 libras (500 Kg).

Funchal, Madeira, 13 de Julho, 2013 – Hoje foi um final inesquecível para 2 dias de pesca grossa que organizei para clientes vindos da Inglaterra; Neil (pai) e filho Luke Kilgour (com 14 anos). Ontem tivemos um espadim azul grande com cerca de 800 libras que se lançou à amostra esquerda curta com cabeça e ombros fora de água levando-a cerca de 50 metros antes do peixe se conseguir soltar.

NO ENTANTO HOJE…Luke, que nunca tinha pescado algo maior do que uma cavala e que estava gozar a sua primeira experiência de pesca grossa (presente de Natal do pai), teve a sorte de ver mais um espadim enorme invadir o conjunto das amostras. Com cabeça e ombros largos fora de água, ela olhou primeiro ao canto curto esquerdo e depois cruzou para o canto curto direito. Era um pouco depois do meio dia e pareceu uma eternidade quando ela mergulhou repetidamente e voltou à amostra. Passado um minuto ela finalmente resolveu e atacou ao canto curto direito.  O que seguiu foi “Hollywood” autêntico – o peixe “galgando” através da superfície com múltiplos saltos.

A tripulação abordo do BALANCAL era o Capitão Aníbal Fernandes, eu próprio (Paul Watson) e Claudio Agrela. Claudio e eu estávamos a trabalhar o “deck” e olhamos um para outro exclamando “BIG FISH!!!” Luke estava sentado na cadeira e apôs uma enorme luta de 2 horas e quinze minutos o espadim azul estava ao lado da embarcação. O Aníbal que tem muita experiencia em estimar o peso dos espadins azuis calculou uns 1,100 libras (cerca de 500kg), mas vamos reportá-la como “grander plus”.  A altura da cauda era BASTANTE ACIMA de um metro. Apesar da possibilidade deste peixe demolir o recorde mundial de juniores (cerca de 800 libras creio eu), a decisão foi tomada para ressuscitar e libertar o peixe.  Fizemos isto amarrando um cabo ao “snooter” que estávamos já a usar para controlar o peixe e rebocando a grande senhora durante um período de 15 minutos até finalmente deixá-la nadar para se restabelecer. Que sorte para o Luke !

Parabéns Luke de todos nos no BALANCAL e MADEIRA CHARTERS.

Um vídeo de 6 minutos está disponível em:

http://youtu.be/JrPB3KX_uy8

Para mais informações, contatar: Jonathan Fletcher em 291 790 120

image005