aquarius-agambiarra-1170x480

 

MFF ENCERRA A SUA 6ª EDIÇÃO COM O FILME DO ACLAMADO REALIZADOR KLÉBER MENDONÇA FILHO

AQUARIUS COM “SÓNIA BRAGA NO MELHOR DESEMPENDO DA SUA LONGA E LENDÁRIA CARREIRA”

Segundo Mike D’Angelo, AV Club.

Em AQUARIUS, o aclamado realizador Kléber Mendonça Filho (O Som Ao Redor) prossegue a sua exploração aos efeitos alienantes do desenvolvimento urbano excessivo em Recife, uma cidade Brasileira à beira-mar. Clara (Sónia Braga) é uma reformada crítica musical, ávida nadadora, avó, sobrevivente de cancro, viúva determinada, que é a última proprietária de um apartamento, num prédio graciosamente envelhecido, cuja demolição está planeada por uma empresa de desenvolvimento de empreendimentos de luxo implacável. À medida que as suas tácticas de persuasão de Clara se vão tornando mais ameaçadoras, ela prova ser uma força a ser respeitada.

Kléber Mendonça Filho critica a actualidade brasileira, abordando questões desde a classe social, à desconfiança para com o governo, do envelhecimento ao nepotismo e à corrupção corporativa, enquanto olha com carinho para a música, os lugares e os objectos que damos por nós a apreciar de uma forma muito pessoal. Em AQUARIUS, temos toda uma história de vida encapsulada numa habitação que foi uma espécie de testemunha silenciosa de toda a vida de uma mulher.

Este filme fez parte da Seleção Oficial do Festival de Cannes concorrendo à Palma de Ouro, e já arrecadou dezenas de prémios de “Melhor Actriz” e “Melhor Filme” no circuito de festivais, sendo unanimemente elogiada pela crítica internacional.

Encerra assim a 6ª Edição do Madeira Film Festival, e da melhor maneira possível.

KLÉBER MENDONÇA FILHO

Nasceu em 1968 em Recife no Brasil. Cresceu em Recife e continua actualmente a viver na sua cidade natal.

Após concluir a universidade, trabalhou como jornalista no Jornal do Commercio, enquanto também escrevia para o Folha de S. Paulo e outras publicações.

Na década de 90, fez vários documentários e curtas experimentais, produzidas pela sua própria empresa, CinemaScópio.

Em 2012 realizou a sua primeira longa-metragem O Som Ao Redor também em Recife.

SÓNIA BRAGA

Nasceu em 1950 e estreou-se em 1968 no filme O Bandido Da Luz Vermelha, antes de ficar conhecida pelos seus papéis em telenovelas.

O êxito de Dona Flor e Seus Dois Maridos  em (1976) catapultou-a para audiências interna-cionais. Na década de 80, mudou-se para Hollywood onde trabalhou com Robert Redford e Clint Eastwood, tendo também participado em sérias de televisão americanas como O Sexo e a Cidade. Após O Segredo de Milagro (1988) de Robert Redford, Sónia Braga regressa a Cannes com AQUARIUS, a 2ª longa-metragem do realizador Kléber Mendonça Filho.

 

Alteração de última hora na programação

MFF|17 – ALTERAÇÃO FILME DE ENCERRAMENTO

Nota da equipa de programação do Madeira Film Festival:

Inicialmente estava previsto o encerramento da 6ª Edição do Madeira Film Festival com o filme Perdidos de Leonel Vieira. Todas as diligências da nossa parte foram tomadas com a antecedência necessária, tendo a organização do festival iniciado a divulgação desta estreia somente após a confirmação da disponibilidade do filme para as datas do festival e de estar acordado que a sua estreia seria integrada no Madeira Film Festival. O elenco do filme foi igualmente contactado e as suas presenças igualmente confirmadas.

Infelizmente devido a um atraso imprevisto na pós-produção, fomos informados demasiado perto do início do festival, de que o filme não estaria pronto a tempo de encerrar o nosso festival no dia 23 de Abril.

Devido a sermos informados tão perto do arranque do festival, pensamos que dificilmente conseguiríamos uma alternativa a tempo. Mas porque lidar com contratempos também faz parte das exigências e necessidades que um festival desta dimensão acarreta, e graças aos laços que temos nos esforçado por desenvolver com todas as distribuidores nacionais e internacionais, conseguimos finalizar a nossa programação com um título estrondoso: AQUARIUS de Kléber Mendonça Filho.

À Midas Filmes que se prontificou a nos disponibilizar este filme, devemos os nossos mais sinceros agradecimentos.